quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pavilhão da Dinamarca

Tenho colocado muita coisa sobre Expo Shanghai 2010 no twitter, que aliás, é a causa do blog estar tão desatualizado. De todos que olhei e li, encontrei no pavilhão dinamarquês a tão esperada "experiência do usuário".

Lá não é exposto só produtos e tecnologia - como nos outros pavilhões. Através da interação, os visitantes são capazes de realmente experimentar algumas das melhores atrações de Copenhagen: a bicicleta, o banho no porto - requalificado, o parque infantil e a sensação dos piqueniques.

A bicicleta é um meio de transporte popular e um símbolo nacional - comum na Dinamarca e na China. Nos últimos anos, porém, teve um destino muito diferente nos dois países. Apesar de Copenhagen ser conhecida mundialmente como a cidade das bicicletas, o tráfego de automóveis está em ascensão em Shanghay, onde se tornou um símbolo de riqueza (conheço essa história!).

A bicicleta, símbolo do estilo de vida moderno e desenvolvimento urbano sustentável, o pavilhão e toda a exposição pode ser contemplada nas magrelas, que são gratuitas para os visitantes utilizarem.
O edifício foi concebido como uma espiral dupla com pedestres e ciclovias, desta forma, pode-se conhecer a exposição dinamarquesa numa banda de bike ou calmamente a pé!
Outra semelhança entre Shangay e Copenhagen é que são cidades portuárias.
A diferença é que as atividades poluentes nos portos da capital dinamarquesa foram substituídas por parques e instituições culturais e como resultado, a água tornou-se limpa o suficiente para tomar banho!

No coração do pavilhão existe o Pool Harbor. As crianças podem colocar seus pés na água e, portanto, experimentar como é viver em uma cidade dinamarquesa, onde a água no porto está limpa...

Mais fotos aqui

Nenhum comentário:

Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!