sábado, 13 de junho de 2009

Maglev Cobra

Quem sabe, não pode ser uma opção para cidades como Joinville, que já tem sua malha ferroviária dentro da cidade?Brasil também terá em breve sua própria tecnologia de um trem que levita.
.
O Instituto nacional de Tecnologia, do Rio de Janeiro, começou a fabricar o primeiro protótipo do trem urbano de levitação magnética.
O veículo de levitação magnética, que está sendo chamado de Maglev Cobra, tem capacidade para 28 pessoas e circula em velocidade até 70 km/h.
.
A ideia dos criadores é que o trem possa aproveitar trajetos de vias férreas e do metrô já construídos.
.
Segundo o site Inovação Tecnológica, o Cobra deve fazer sua estreia em março de 2010, em um percurso experimental dentro da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ).
O governo do Estado do Rio está de olho atento ao projeto: estuda usar o trem para ligar o Aeroporto internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, ao Santos Dumont, no Centro do Rio.
Países como Alemanha, China e Coréia já utilizam tecnologias semelhantes, mas são trens para grandes distâncias e só levitam quando atingem altas velocidades.
.
Impulsionado por forças magnéticas atrativas e repulsivas, ativadas através de supercondutores, o maglev Cobra é especificamente para o transporte urbano, podendo trafegar até 70 km/h com um diferencial de estar sempre levitando, seja parado ou em movimento.

.
.

Nenhum comentário:

Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!