segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Museu com LEED

A cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, tem a partir deste final de semana o que se alerdeia ser o museu mais ecológico do mundo. A Academia de Ciências da Califónia, inaugurou um edifício revolucionário desenhado pelo italiano Renzo Piano, que custou US$ 500 milhões. Instalado no parque Golden Gate, o museu é todo feito de cristal com teto onudalado, parecendo ter surgido de forma natural do solo.
O telhado sinuoso do edifício soma uma superfície de 10 mil metros quadrados toda coberta de plantas e flores, e sua forma é uma homenagem às colinas de San Francisco.
Este "teto vivo" cumpre a função de manter fresca a temperatura dentro do prédio. Também serve para recolher 13 milhões de litros de água por ano, reutilizada no museu, para descarga de banheiros, por exemplo.
Outro toque ecológico foi dado pelo uso de materiais reciclados na construção do edifício. E no emprego de células fotovoltáicas na estrutura de cristal que cerca o prédio, que, com isso, gera 15% da energia elétrica que consome.
O empreendimento deverá ser o primeiro museu do mundo a receber a certificação LEED, que atesta os prédios realmente verdes.
Peneirado no Blog da Lurdete

2 comentários:

alunos do 9º semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo disse...

bah cara
fantastico teu blog, muito bom mesmo
recem comecei a fazer o meu, com esse mesmo objetivo, posta meus projetos e demais tudo um pouco, mas nao sou tao bom com as palavras,
cara to cursando arquitetura aqui em pelotas onde vai ser o erea esse ano, muito bom nao achas ? to no 3 semestre na ucpel.
gostaria de mante contato contigo
abraços

Raquel Fortuna Campos disse...

Sem dúvida um edifício muito interessante.
Tive a oportunidade de visitá-lo recentemente. Tem uma série de estratégias ecológicas dignas de registo:
paineis fotovoltaicos, cobertura verde extensiva monitorizada, domótica associada à ventilação natural, utilização experimental de jeans reciclados como isolamento térmico, mini-estação metereológica na cobertura, etc.
Vale a pena visitar.

Raquel Fortuna
http://arqraquelfortuna.blogspot.com

Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!